Hoje é o dia Internacional da Menstruação

02 de maio, segunda-feira!

1 milhão de mulheres celebrando sua menstruação!

Quando a Sabrina Alves, criadora do Clã dos Ciclos Sagrados, me convidou a integrar uma campanha internacional de celebração da menstruação eu vibrei! Eu, Bia Fioretti, estudo há anos os Ritmos do Feminino, os significado da menstruação e seus ciclos. Esse é um dos meus temas favoritos quando entrevisto as parteiras (já são mais de 900 mulheres ocidentais no projeto “Resgate da Essência do Feminino Mães da Pátria“). Eu pessoalmente sempre curti todos os 28 dias do meu ciclo.

Foi um grande desafio traduzir graficamente o que é menstruar e foi também uma grande experiência interior pra mim.

A primeira idéia foi representar graficamente um pingo de sangue.

A menstruação é um gotejar no sentido em direção a mãe terra. O que significa o pingo? A mulher selvagem, como as mamíferas, ciclavam sem absorvente e derramavam seu sangue na terra, a terra conseqüentemente absorvia esse pingo. Hoje em dia temos absorventes potentes e só vemos uma mancha, quando entramos em contato com esse pingo, dentro do chuveiro, por exemplo, é o pingo que caiu no azulejo gelado e impermeável. Não seria o mesmo impacto de ver um pingo de sangue de um acidente com faca ou um assassinato? Esse pingo tem dor associado a sua forma por isso desisti da forma de pingo.

A segunda idéia foi trazer a Celebração 

Menstruar deveria ser uma celebração da mulher, apesar de muitas não gostarem ou não saberem se conectar com esse período. A idéia foi o buscar a textura do vinho e o pingo da marca do vinho para representar a menstruação, mas a marca do vinho é característica e uma coisa não tem nada com a outra.

FLUIR – finalmente a intuição que eu buscava,  o movimento da tinta dentro da água

é o movimento de se entregar, é fluir na leveza de libertar a pressão que estava no seu interior.

É voar ou mergulhar? Pra quem percebe o alívio que temos ao menstruar sente  um prazer maior, que qualquer dor ou cólica, o desconforto vira descompressão e limpeza interior é o momento que jogamos muitos rancores no lixo. É a hora que o seu consciente se une ao inconsciente e flui em direção a terra.

Se vc gosta e quer se aprofundar no tema, hoje vamos comemorar essa data com um bate papo e uma programação especial, é só trazer 2 kilos de alimento

PROGRAMAÇÃO:

16hConference Call com a ativista menstrual americana autora do livro “Becoming Peers:Mentoring Girls into Womanhood”,  DeAnna L’am.Menstrual Monday – A Worldwide Sisterhood” (Segunda Menstrual: a irmandade mundial) com tradução.

+PALESTRAS:
17hs: “Magia e prazeres dos ritmos do feminino” – Bia Fioretti
18hs: “Cyber Ativismo Menstrual” – Danielle Sales
19hs
: “O potencial criativo da Menstruação” – Monika Von Koss
20hs as 21hs30
 – Mesa-redonda com Mediação de Sabrina Alves: Monika Von Koss, Danielle Sales, Bia Fioretti e participação de perguntas.

 Instituto Naradeva ShalaR. Coriolando, 169/171 (próximo ao Shopping Bourbon e ao Sesc Pompéia)

www.naradeva.com.br+Informações: http://www.campanhasegundavermelha.org/2vermelha     www.cladosciclossagrados.com +Siga-nos: TWITTER: @SegundaVermelha  +FACEBOOK   Fanpage: Campanha2aVermelha

3 Comentários

Arquivado em ACONTECE, ANCESTRAL, de Mãe para Filha, Mãe Natureza, MENSTRUAÇÃO

3 Respostas para “Hoje é o dia Internacional da Menstruação

  1. amadíssimaa….sigamos conectadas🙂

  2. Pôxa, Bia, achei G-E-N-I-A-L!!!!! Sou a “favorzíssima” do resgate do feminino, da feminilidade e da mulher. Infelizmente, confesso que o meu ciclo é muito sofrido, pois sinto dores demais quase o ciclo todo (hipersensibilidade). Mas enquanto o povo vai salvar baleias, bichinhos e etc, eu prefiro salvar aquilo de precioso que a sociedade tem perdido, que é a própria humanidade do humano, e a mulher feminina está aos poucos cedendo a isso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s