Pertinho de Deus

 

vista aérea

Abadia de San Galgano

A ruína de uma Cadedral, próximo a Siena, na Toscana, Itália é dos lugares mais mágicos que já estive, uma história cheia de energia e mistérios. Aqui eu aprendi o verdadeiro significado da palavra religare (religião)

Tudo começou qdo fui visitar uma amiga querida (da é poca de  escola), depois de 20 anos. A Stefania mora em Parma, é restauradora de igrejas do “cinquecento” (1500) ela sugeriu ese roteiro e afirmou:” um lugar absolutamente inesquecível”. (na novela Passioneo diálogo de Gema e Beth, quando ela procura Totó na Itália,  ambas estavam  sentadas  no que seria o altar dessa igreja e foi isso q me inspirou fazer esse post).

Depois de cruzar muitos campos toscanos chega-se a um monastério. Uma ruína onde só as paredes estão de pé.

 

a cadetral impressiona pelo tamanho e pela integração na paisagem

 

A suposta cúpula passou a ser o céu, o que te deixa mais perto de Deus, não há barreira alguma entre nós.

O piso é de terra batida, a grande mãe terra, tirei os sapatos com os pés na terra levantei as mãos pro céu. Os santos e afrescos foram absorvidos por plantas, árvores e pássaros que entram pelos espaços vazios das janelas.  Como se o universo  estivese cercado por uma moldura de paredes. Senti uma energia incrível ao visitar San Galgano é literalmente um portal para uma outra dimensão. Até aquele momento não fazia ideeia da história que estaria pro traz daquela ruina.

 

suspiro profundamente uuuuufffffffffff!

 

O lugar emociona, é divino.

Depois de rezar, chorar, meditar descobri uma pequena capela, no alto da morro ao lado do monastério.

Chiusdino

Veja bem nesse 3D a posição celeste da espada entre todos os signos do zodíaco que é percorrido pelo feixe de luz, coincidência?

 

a espada era a lei?

 

San Galgano viveu no sec. XII, trocou a vida entre as lutas de um cavaleiro e seus prazeres para se tornar um eremita. Ele se isolou numa cabana no alto do morro e enterrou , em 1180, sua espada de ferro numa pedra como uma cruz . Hoje a espada está protegida por uma redoma mas a espada não parece falsa. Eu vi, procurei uma fenda uma marca uma rachadura. Aqui não tem Código da Vinci, efeito especial ou cenário do Harry Potter, é realidade pura.


Algumas lendas dizem que ele chegou a ser um cavaleiro da távola redonda. A idade da espada atesta a originalidade da época.

Depois de anos constriram um mosteiro em homenagem ao eremita surgiu um dos braços da igreja católica.


Abadia de San Galgano, século XIII,  foi muito influente na Toscana,  foi protegido, recebeu dinheiro e apoio de Henry VI, Otto IV e de Frederico II. Foram muitas histórias de glórias e conflitos durante o apogeu e a decadência dessa catedral, no século XIV começou o declínio com fome de 1328 e praga de 1348 , que afetou toda hierarquia dos monges.

Em 1781 desabou o teto da igreja, em 1786 atingida por um  raio desabou a torre do sino, o bronze do sino foi vendido a kilo e a abadia foi transformada mesmo numa fundição, em 1789 a igreja  já tinha se tornado um lugar profano e  foi finalmente abandonada.

A energia do lugar que inspirou o cavalheiro Galgano a se tornar um homem santo emana em todo lugar.

Se você quiser conhecer mais dessa história achei o post do Marcos Machrysller conta toda a história tim tim por tim tim.


1 comentário

Arquivado em ARTE, BEATA LEi, EXPERÊNCIA DE VIDA, IMPERDÍVEL, INESQUECÍEL, mito, RODAR O MUNDO, SURTEI, GRITEI, CHOREI, TODOS OS SANTOS, Tradição, VIAJEI

Uma resposta para “Pertinho de Deus

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s